Vale
Para permitir a inspeção e reparação de locomotivas da Vale foi necessário reabilitar o sistema de diques de inspeção com linhas suspensas em pilares de betão armado. O sistema anterior fora concebido para locomotivas a vapor, com cargas por eixo na ordem das 16 Toneladas, e atualmente precisava de se adequar a cargas de 21 Toneladas por eixo das novas locomotivas a diesel. A Tatos S.A aceitou este desafio, começando pelo projeto de dimensionamento dos pilares, proposta de processo construtivo que evitasse danos nas estruturas adjacentes, o que implicaria à partida não efetuar escavações. Isso foi possível combinando estruturas metálicas e betão armado, o que resultou em pilares com esforços repartidos e sem necessidade de executar novas fundações.
E ainda, foi aproveitada a estrutura metálica de reforço para criar apoios mais adequados para os carris de 40 kg/m que foram aplicados, tornando mais fácil o funcionamento do conjunto.
Desafio:
Definitivamente, a execução de pilares novos, para receber cargas quase 32% acima da carga original, sem puder mexer nas fundações. E o facto da responsabilidade da solução técnica ter sido confiada pela Vale à equipa da Tatos S.A.